sábado, 18 de julho de 2009

Tsurus de Sadako Sasaki


Quando lançaram a bomba atômica em Hiroshima, Sadako Sasaki estava para completar dois anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho. Na fuga, foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável. Estudava e brincava como outras crianças e uma das coisas de que mais gostava, era correr. Destacava-se nas corridas do colégio, quando de repente, começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício. Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia, o câncer do sangue, chamado "doença da bomba atômica". Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba. Quase todos morriam e Sadako ficou assustada, pois não queria morrer.
Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda dos pássaros (quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados) e fez uma dobradura representando um tsuru. Sadako resolveu fazer os mil tsurus.
Sem ficar zangada ou entregar-se, prosseguia lentamente dobrando.
Sadako disse a respeito dos tsurus:
"Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.
Enfraquecida, Sadako não teve forças para dobrar os mil pássaros, em 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último tsuru e dormiu placidamente pela última vez.
Todos estavam admirados com sua determinação e paciência. Seus colegas de classe dobraram os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.
Sadako deixou muitas saudades em seus colegas, que tristes e sensibilizados, queriam poder fazer alguma coisa, por ela e por tantas outras crianças.
Resolveram formar um clube, e iniciaram uma campanha para construir um monumento em sua memória e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba. Alunos de 3.100 escolas japonesas e de nove outros países fizeram doações.

Fonte:
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/desdobrando%20a%20geometria/dgsadako.htm
Foto: Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário