domingo, 19 de julho de 2009

Aula - Günther Anders - 01


A Criatividade Juvenil. Ousadia, falta de medo, certa leviandade, leveza em lidar com as coisas. Brincadeiras. Exemplo: Os macacos norte-americanos que destruíram os milharais para comer, estavam tirando os fazendeiros do sério. Um fazendeiro espalhou serpentes de borracha pelo milharal, eles se afastaram imediatamente, até que um pequenino macaco resolveu brincar com uma serpente e viu nada aconteceu, todos voltaram.
Tudo graças à brincadeira do filhotinho.
Günther Anders - Analfabetismo do medo. Exemplo: O macaquinho era analfabeto no “medo de serpentes”. São os limites entre medo e ousadia.
Quanto mais medo mais timidez, mais bloqueio.
Por que criamos essa iconomania, por que não sabemos lidar com o próprio medo e buscamos soluções paleativas, imagens, e, dependemos dessas imagens. O homem é menos que ele próprio – vivemos na era da incapacidade para o medo, alto estima muito lesada, e por isso não conseguimos lidar com o próprio medo. Terror. Sentir medo diante de uma epidemia de gripe.
Medo é o sentido do alerta, perigo. Que nasce da nossa consciência de mortalidade. Consciência de limites. Cancelar o medo – sentido de alerta para o próprio apocalipse e para não ver a catástrofe. O que gera fobia por conta da repetição e ritmização exacerbada.

A exemplo disso temos duas figuras míticas, uma em cada ponta: CRONOS, também conhecido como SATURNOS, bélico, medo. Do outro lado: PUER AETERNUS significa criança, menino o eterno. Também conhecido como Júpiter. Um bom exemplo desse congelamento de imagem, seria Ayrton Senna. Todos nós podemos criar avatares, fetiches para ser o que não se tem coragem para fazer na vida real.

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