sábado, 18 de julho de 2009

A bomba atômica lançada em Hiroshima


A bomba atômica utiliza energia liberada pela fusão de urânio e plutônio para gerar muito mais poder destrutivo do que qualquer explosivo convencional. Além disso, os raios gama, os raios de nêutron e outra radiação emitida pela explosão causam sérios danos físicos por um período de muitas décadas.
A bomba lançada em Hiroshima tinha aproximadamente três metros de comprimento e pesava quatro toneladas. O formato final da bomba era menor do que o estilo original, esta foi apelidada de "Garotinho". A bomba estava carregada com 50 quilogramas de urânio 235, mas a fissão instantânea de menos de 1 quilograma liberou energia equivalente a 16.000 toneladas de explosivos de alta potência.
Aproximadamente 50% daquela energia foi liberada sob a forma de explosão (onda de choque), 35% sob a forma de raios de calor e 15% sob forma de radiação. A interação complexa destes três, causam danos enormes. Os intensos raios de calor destruiram e queimou quase todos os prédios num raio de 2km do hipocentro. Até o final de dezembro de 1945, quando os efeitos mais agudos da radiação tinham diminuído, a bomba havia eliminado aproximadamente 140.000 vidas preciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário